Hemorróidas / Tratamento Cirúrgico

Tratamento Cirúrgico

O tratamento da hemorróida pode ser feito através de medidas clínicas, nos casos mais leves, com medicamentos que contribuem para a circulação, anti-inflamatórios e analgésicos orais e pomadas anestésicas e adstringentes. A dieta mais rica em fibras contribui também para uma evacuação mais fácil, evitando-se a força excessiva que piora os sintomas. Nos casos mais avançados pode ser necessário o tratamento cirúrgico, sendo a melhor alternativa. Cirurgia a laser não oferece qualquer vantagem sobre a técnica convencional, além de ser mais onerosa. A crioterapia, que consiste no congelamento do tecido hemorroidário, não é recomendada pois é muito dolorosa e não funciona em grandes hemorróidas. Nenhum destes tratamentos alternativos ganhou espaço entre os cirurgiões.

=

As cirurgias podem ser divididas em 2 grupos:

1) Aquelas em que as hemorróidas, chamadas de “convencionais”, são removidas e que são necessárias principalmente no caso das hemorróidas externas ou nas urgências;

2) As técnicas que não removem as hemorróidas, mas contribuem para sua resolução e que geram um pós-operatório menos desconfortável com relação à dor e tempo de recuperação. Entre estas técnicas estão o grampeamento (PPH) e a Dearterialização Hemorroidária Transanal (THD).

O PPH consiste na remoção de uma faixa de mucosa retal e grampeamento para o reposicionamento das hemorróidas dentro do canal anal. Apesar de sua eficiência, recente revisão envolvendo 23 estudos mostrou potencial de complicações graves como: ruptura de estruturas adjacentes ao reto pelo grampeador, potencial falha do dispositivo, que pode levar à formação de fístulas, abscessos e à ocorrência de hemorragias.

O THD aparece como operação inovadora, baseada em uma nova compreensão da das causas da doença, representando um novo e importante avanço no seu tratamento. Esta técnica se baseia na redução do fluxo arterial hemorroidário para eliminar os sintomas das hemorróidas. Através de um dispositivo de exame do canal anal (THD Slide, THD S.p.A.) que contém um sensor de doppler em sua lateral, que localiza as artérias hemorroidárias, conseguimos interromper através de pontos, o fluxo arterial, fazendo com que as hemorróidas “murchem”.

Uma sutura complementar dentro do reto, fixa as hemorróidas novamente no canal anal. A técnica foi proposta em 1995 no Japão, mas somente após 2001, com a criação do dispositivo na Itália, é que ela ganhou repercussão e se difundiu por todo o mundo.

Tivemos o privilégio de aplicar a técnica pela primeira vez no Brasil, após treinamento em Roma, em 2010 e desde então temos acumulado bons resultados, baixíssimo índice de complicações ou recidiva, mesmo nos casos mais avançados.

O tempo de internação normalmente é de um dia e a recuperação total é de 1 semana, em média.  Uma avaliação cuidadosa, através da consulta e do exame proctológico definirá se a cirurgia é necessária e se pode ser utilizado o THD, já que nos casos de hemorróidas externas grandes, a técnica convencional tem melhores resultados e são as mais indicadas.

Captura de Tela 2015-03-17 às 19.45.47    Captura de Tela 2015-03-17 às 19.46.16

Outros Tratamentos

Cirurgia a laser não oferece qualquer vantagem sobre a técnica convencional, além de ser mais onerosa. A crioterapia, que consiste no congelamento do tecido hemorroidário, não é recomendada pois é muito dolorosa e não funciona em grandes hemorroidas. Nenhum destes tratamentos alternativos ganhou espaço entre os cirurgiões.